Comunidade do bairro Jardim Novo Flamboyant aprovou ação
A comunidade carente do bairro Jardim Novo Flamboyant, localizado atrás do Shopping Iguatemi, foi surpreendida com um belíssimo trabalho solidário, no sábado, das 9h às 16h. Cerca de 15 voluntários da ONG Cores Pra Vida levaram ferramentas de pintura como tintas, pincéis, bandejas e outros materiais para colorir dez casas da região. No total, o projeto prevê colorir cerca de 100 residências.
Aos poucos, as paredes foram sendo coloridas e as ferragens e madeiramentos receberam cores e trouxeram a alegria ao ambiente que surge num ato de amor ao próximo. “Acreditamos que por meio da pintura das casas de cidadãos carentes vamos poder ajudar na autoestima e dignidade que merecem, por terem direitos como qualquer um de nós”, diz o empresário Nelson Pinto Junior, um dos organizadores da ONG.
O projeto fez a alegria dos residentes, como a dona de casa Maria Luiza Manuel, de 50 anos, que mora há 32 anos no local e nunca tinha presenciado uma ação como essa. “Estou sendo privilegiada por receber o apoio desse pessoal que faz tudo com muita dedicação e amor. Nada como ver sua casa mais bonita”, diz Maria Luiza. A desempregada Vanessa Maria David Lopes, de 27 anos, também viu seu lar mudar da água para o vinho. “Gostei muito da cor verde e essa ação nos motiva a ter mais esperança”, diz Vanessa.
Com o objetivo de atender famílias que gostariam de ter suas casas bem cuidadas, mas não têm condições ou tempo para isso, o trabalho voluntário ocorre todo último sábado do mês e a escolha do bairro é feita a partir da necessidade dos moradores. “No mês passado, pintamos mais oito casas da comunidade do Jardim Novo Flamboyant. Nossa meta é finalizar todas as residências, com o apoio de mais voluntários. Depois partiremos para outras comunidades. Sentimos que nosso Brasil pode ser mais bonito e respeitoso ao ver os bairros com suas moradias em bonito estado de pintura”, diz Junior, que conta com cinco voluntários no conselho da ONG.
A inspiração para iniciar o trabalho foi de puro exemplo de vida e solidariedade. “Morei por 17 anos nos Estados Unidos e quando voltei fiquei indignado com a situação das favelas de Campinas. Resolvi esticar a mão e com o apoio de mais cinco amigos montamos a ONG Cores Pra Vida e fazemos esse trabalho que é de extrema gratificação”, conta Junior, que contou com apoio de patrocinadores como a Coral Tintas, que disponibilizou mil litros de tintas para a ação e mais seis funcionários, que vieram de São Paulo exclusivamente para ajudar na pintura das casas.
“A energia do trabalho deles tem tudo a ver com a nossa missão que é levar cores para alegrar a vida das pessoas. Vimos que é um trabalho sério e por isso abraçamos a causa”, diz Marcelo Abreu, gerente de marketing da empresa.
A ONG ainda contou com o apoio da MaxFort que doou o uso de uma caçamba para os voluntários recolherem todos os entulhos e o lixo da comunidade. A parte da alimentação ficou por conta das padarias Abelha Gulosa e Fratelli. Os bairros Parque Oziel e Jardim Monte Cristo serão os próximos que vão receber o trabalho voluntário de pintura das casas.
Para mais informações e apoio à ONG Cores Pra Vida, o site é www.ProjetoCoresPraVida.blogspot.com.
Gratidào à cobertura da Reporter: Daniela Nucci
E aos parceiros da multi-Nacional da Coral Tintas: Srs.Benito, Marcelo, Michael e Marcela que vieram de Sampa pra ajudar.